Loading
News Update :

Pesquisar este blog

Bactéria mortal faz novas vítimas na Alemanha e na Suécia

terça-feira, 31 de maio de 2011


Bactéria mortal faz novas vítimas na Alemanha e na Suécia

 Por Redação, com agências internacionais - de Berlim
A bactéria e-coli infecta alimentos na Europa
A bactéria e-coli infecta alimentos na Europa
Uma bactéria mortal ligada a pepinos contaminados fez a 15ª vítima na Alemanha nesta terça-feira e sua primeira fatalidade no exterior quando uma sueca que viajava pela Alemanha morreu, disseram as autoridades. O atual surto de E.coli, um dos maiores deste tipo, também adoeceu mais de mil alemães, assim como cidadãos da Espanha, Suécia, Grã-Bretanha, Dinamarca, França e Holanda que estiveram recentemente em território alemão.
O surto ainda causou tensão diplomática entre a Alemanha e outros países como Espanha, França e Rússia. A fonte da cepa virulenta da bactéria E.colié desconhecida, afirmaram as autoridades. A maioria das mortes ocorreu no norte da Alemanha.
O patógeno E. coli foi identificado em pepinos importados da Espanha, mas não está claro se foram contaminados lá, durante o transporte ou possivelmente em solo alemão.
– A situação é tensa, mas administrável – disse o ministro da Saúde, Daniel Bahr, em uma coletiva de imprensa no final de segunda-feira. Ele disse temer que o número de casos continue aumentando.
O governo alemão identificou a doença como síndrome hemolítico-urêmica (HUS na sigla em inglês), uma complicação séria de um tipo de E. coliconhecido como E. coli produtora de toxina Shiga (STEC na sigla em inglês).
A Rússia proibiu a importação de vegetais da Alemanha e da Espanha e disse que pode estender a proibição a membros da União Europeia, teria dito o chefe da Agência Federal de Proteção do Consumidor russa, Gennady Onishchenko, segundo a agência de notícias Interfax.
– Se a situação não mudar, vamos proibir todos os vegetais europeus – disse ele.
Os fazendeiros espanhóis estão perdendo cerca de 200 milhões de euros por semana como resultado da perda das vendas, informou uma associação de fazendeiros nesta terça-feira. As autoridades alemãs alertaram os consumidores para que não consumam pepinos, alfaces e tomates.
A Espanha disse na segunda-feira que não há provas de que os pepinos de seus agricultores causaram o surto de E.coli na Alemanha e que exigirá saber por que seus fazendeiros foram culpados. A mídia espanhola relatou que Alemanha, Dinamarca, República Tcheca, Luxemburgo, Hungria, Suécia, Bélgica e Rússia estão bloqueando a entrada de pepinos espanhóis.
Em mais um sinal de tensão crescente na Europa, o ministro da Saúde francês, Xavier Bertrand, exigiu em uma entrevista à TV nesta terça-feira que Espanha e Alemanha sejam mais transparente sobre o misterioso surto depois que três pessoas ficaram doentes na França.
– No início as autoridades alemãs foram categóricas. Hoje há mais e mais dúvidas surgindo. Quero saber a origem (da contaminação). Precisamos de informação totalmente transparente das autoridades alemãs, e das espanholas também – declarou Bertrand ao canal France 2.
Share this Article on :

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Copyright PORTAL DE NOTICIAS DIÁRIO LUIZZE1000 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah fazer email gratis | Powered by mugen download mugen chars.