Vettel confirma liderança absoluta com vitória em Mônaco
Por Redação, com agências internacionais - de Montecarlo
O piloto alemão SebastianVettel, da Red Bull, venceu o Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 neste domingo, em uma corrida marcada por vários acidentes. Foi a quinta vitória do alemão em seis corridas nesta temporada. Fernando Alonso, da Ferrari, chegou em segundo, com Jenson Button, da McLaren, em terceiro. A corrida foi interrompida na volta de número 71, devido a um acidente múltiplo, e foi retomada 21 minutos depois para as voltas restantes. O brasileiro Rubens Barrichello conseguiu marcar seus primeiros dois pontos na temporada, chegando em nono.
Acidentado na véspera, durante o treino classificatório, o piloto mexicano Sergio Pérez, da Sauber, vai permanecer no hospital até segunda-feira, informou sua equipe de Fórmula 1 no domingo. O piloto, de 21 anos, estreante na categoria, sofreu uma concussão e uma contusão na coxa no acidente de sábado, mas escapou ferimentos mais graves. A Sauber disse em um comunicado que o piloto passou uma boa noite no hospital Princess Grace de Mônaco e foi submetido a mais alguns exames na manhã deste domingo.
“A equipe médica sugeriu manter o piloto no hospital em observação por mais uma noite e ele vai passar por outros exames na segunda-feira”, disse a Sauber, em nota. Pérez havia conseguido ir para a parte final do treino de classificação pela primeira vez. Kamui Kobayashi foi o único piloto na corrida pela Sauber.
Corrida acidentada
Sebastian Vettel, da Red Bull, atual campeão e líder do Mundial de F-1, largou na frente e conseguiu manter a ponta até a primeira parada no box. O alemão liderou com tranquilidade, uma vez que o inglês Jenson Button, segundo colocado, andava em ritmo mais lento por problemas no carro. Depois da primeira parada no box passou a ter uma disputa mais dura com o inglês e com o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. Alonso, inclusive, surpreendeu mais uma vez na largada. Assim como no GP da Espanha, no último domingo, largou de maneira agressiva e ultrapassou o australiano Mark Webber, também da Red Bull, passando de quarto para terceiro.
Em um circuito com poucos pontos de ultrapassagem, a disputa ficou concentrada nesses três pilotos, que se alternaram nas primeiras posições ao longo da disputa. Contudo, Red Bull, McLaren e Ferrari por pouco não complicaram a corrida. As três equipes se atrapalharam no trabalho de pit-stop. Vettel perdeu 13s, enquanto Webber caiu de quarto para 14º. Alonso, que teve uma primeira parada muito boa, ficou mais de 20s na segunda. Já Button perdeu 13s e Hamilton chegou a ficar parado 30s.
Vettel fez apenas uma parada e com isso conseguiu manter a liderança, enquanto Alonso fez duas e Button fez três. A briga entre os três ganhou emoção nas últimas voltas, Button registrado os melhores tempos. Ficou a menos de um segundo de Alonso. Faltando poucas voltas para o final, o ritmo foi quebrado pela entrada do safety-car e depois paralisação da prova devido um choque entre Hamilton, o espanhol Jaime Alguersuari (Toro Rosso) e o russo Vitaly Petrov, da Renault, que teve o carro danificado e abandonou.
Hamilton, apesar de não ter um início de prova bom, foi um dos protagonistas em Mônaco. Nas primeiras voltas travou um dos melhores duelos com o alemão Michael Schumacher, da Mercedes. Depois, passou a brigar com Felipe Massa, da Ferrari. O brasileiro, que resistiu bem no início, acabou levando a pior. Após sustentar a décima posição na curva da Lowes, acabou batendo no túnel e teve de abandonar.
Mesmo assim Hamilton teve um desempenho bem abaixo dos últimos GPs e fechou a prova na sexta colocação. Além dos problemas com Massa e Petrov, ainda bateu em Pastor Maldonado (Williams), quando a corrida voltou após cerca de 10min de paralisação. Já Rubens Barrichello, da Williams, disputou uma das suas melhores provas na temporada. Largou na 12ª, mas foi beneficiado com a ausência do mexicano Sergio Perez (Sauber), que sofreu um acidente no sábado e não correu, ganhando uma posição.
O brasileiro chegou a aparecer na quarta colocação e manteve-se por bastante tempo na zona de pontuação. No final, fechou a prova em nono, garantindo seus dois pontos na temporada.
0 comentários:
Postar um comentário