Inventor neozelandês testa com sucesso
o 'jetski dos céus'
Sair voando por aí com seu transporte individual preso às costas pode parecer coisa de ficção científica, mas o inventor neozelandês Glenn Martin quer ver seu "jetski dos céus" no mercado em 18 meses, após testar seu protótipo com sucesso.
Depois de 30 anos de um laborioso desenvolvimento, o 'jetpack' (mochila a jato, numa tradução livre) de Martin conseguiu elevar-se a 1.500 metros do chão e sobrevoar as colinas da ilha de Canterbury, sul da Nova Zelândia, um feito acompanhado com ansiedade por seu inventor, que viu tudo a bordo de um helicóptero que voava próximo.
O voo de 12 de maio, realizado por um 'jetpack' de controle remoto amarrado a um manequim, foi a pedra fundamental para a realização do sonho de Martin de construir a primeira mochila a jato do mundo.
Martin disse que, até o fim do ano que vem, grandes clientes comerciais estarão utilizando sua máquina voadora, que ainda está em fase final de testes, e disse esperar lançá-la no mercado em 2012 ao custo de cerca de US$ 100 mil.
Movido por um motor V4 de dois litros, que gera cerca de 20 cavalos-força, o mecanismo foi explicado por Martin de forma bastante simples: "se você consegue lançar ar suficiente rápido o suficiente, então você sobe".
Depois de muitos protótipos, o modelo que Martin espera produzir em breve foi desenhado para se enquadrar nos padrões americanos de ultraleves, pois pesa menos de 115 quilos e carrega um tanque de combustível de 20 litros.
Teoricamente, estas características permitem percorrer uma distância de 50 km em 30 minutos, embora Martin tenha afirmado que já está trabalhando em novas versões com capacidades ampliadas.
Segundo ele, aprender a dominar sua máquina voadora leva menos de uma hora. Caso algo saia errado, o equipamento é dotado de um paraquedas.
Depois de 30 anos de um laborioso desenvolvimento, o 'jetpack' (mochila a jato, numa tradução livre) de Martin conseguiu elevar-se a 1.500 metros do chão e sobrevoar as colinas da ilha de Canterbury, sul da Nova Zelândia, um feito acompanhado com ansiedade por seu inventor, que viu tudo a bordo de um helicóptero que voava próximo.
O voo de 12 de maio, realizado por um 'jetpack' de controle remoto amarrado a um manequim, foi a pedra fundamental para a realização do sonho de Martin de construir a primeira mochila a jato do mundo.
Martin disse que, até o fim do ano que vem, grandes clientes comerciais estarão utilizando sua máquina voadora, que ainda está em fase final de testes, e disse esperar lançá-la no mercado em 2012 ao custo de cerca de US$ 100 mil.
Movido por um motor V4 de dois litros, que gera cerca de 20 cavalos-força, o mecanismo foi explicado por Martin de forma bastante simples: "se você consegue lançar ar suficiente rápido o suficiente, então você sobe".
Depois de muitos protótipos, o modelo que Martin espera produzir em breve foi desenhado para se enquadrar nos padrões americanos de ultraleves, pois pesa menos de 115 quilos e carrega um tanque de combustível de 20 litros.
Teoricamente, estas características permitem percorrer uma distância de 50 km em 30 minutos, embora Martin tenha afirmado que já está trabalhando em novas versões com capacidades ampliadas.
Segundo ele, aprender a dominar sua máquina voadora leva menos de uma hora. Caso algo saia errado, o equipamento é dotado de um paraquedas.




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