FUKUSHIMA
Japão encontra ração de gado contaminada por césio
No início desta semana, foi detectada carne contaminada procedente de uma fazenda de Minami-Soma, a 25 km da usina
A emissora de TV japonesa NHK informou nesta sexta-feira, 15, que níveis altos de contaminação por césio foram registrados na ração de gado de uma fazenda próxima à usina de Fukushima. O dono do local disse que 42 cabeças de gado — que foram alimentadas com a ração — já foram distribuídas para um matadouro em Tóquio, Yokohama, Chiba e Sendai.
Foram realizados testes que revelaram a presença de 97 mil bqueréis de césio por quilo, um índice 73 vezes maior do que o limite estabelecido pelo governo com seguro. As autoridades japonesas ordenaram a suspensão da venda de animais da fazenda, a fim de evitar que a radiação se espalhe.
Segundo o ministro da Saúde japonês, Ritsuo Hosokawa, o governo está estudando um plano para aumentar a área de testes de contaminação em rebanhos. Hosokawa quer realizar testes em animais criados fora da área de isolamento de Fukushima.
No início desta semana, foi detectada carne contaminada procedente de uma fazenda de Minami-Soma, a 25 km da usina, onde os animais eram alimentados com forragem que continha altos níveis do isótopo radioativo.
0 comentários:
Postar um comentário