
O café é um dos alimentos que causa sensação de bem-estar e pode viciar (Foto: divulgação).
Vício em alimentos
Não tem como negar que existe um fator psicológico e comportamental envolvido no vício de alguns alimentos . É o que acontece quando você chega em casa depois de um dia estressante de trabalho e tudo o que deseja é comer muito chocolate, doces ou frituras.

O chocolate é um alimento que aumenta a produção de serotonina e causa sensação de prazer e bem-estar (Foto: divulgação).
Alimentos que podem viciar
1. Café: o café possui uma substância chamada cafeína que atua diretamente no sistema nervoso central. Essa atuação da cafeína faz com que o indivíduo tenha mais disposição, melhore a concentração e a capacidade de raciocínio. Os indivíduos que consomem essa bebida com muita frequência, quando deixam de ingeri-la podem sofrer os sintomas da abstinência, tendo dores de cabeça, tremedeiras, tontura, ansiedade e fraqueza.
2. Chocolate: esse delicioso alimento contém uma substância chamada teobromina que estimula a produção de serotonina. Essa última é responsável por proporcionar sensação de prazer e bem-estar. Existem alguns estudos que dizem que a mesma região do cérebro em que o consumo de chocolate atua é a afetada em um usuário de cocaína.
3. Açúcar: o açúcar é um grande responsável pela sensação de bem-estar e prazer, pois também está associado a produção de serotonina. Segundo especialistas, o açúcar é quase um antidepressivo, sendo consumido como forma de aliviar nossas angústias e preocupações. Dessa forma, o vício em açúcar está ligado a sensação de prazer e bem-estar que o mesmo proporciona.

O açúcar está entre os alimentos que viciam (Foto: divulgação).
Os alimentos como café, chocolate e açúcar podem viciar, pois possuem substâncias que causam sensação de prazer e bem-estar diário. Porém, quando consumidos em excesso podem acarretar outros problemas de saúde aos indivíduos. Dessa forma, o mais indicado é controlar o consumo desses alimentos, usando-os apenas como aliados da saúde e do bem-estar.


0 comentários:
Postar um comentário