Loading
News Update :

Pesquisar este blog

OSB realiza audições para preencher vagas de músicos demitidos

sábado, 28 de maio de 2011

ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA

OSB realiza audições para preencher vagas de músicos demitidos

Músicos foram demitidos por não concordar com a avaliação de desempenho

No dia 31 deste mês a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira (Fosb) divulgará o resultado do processo seletivo para o preenchimento de 33 vagas em 12 naipes do corpo orquestral da OSB. Há 251 inscritos e já foram realizadas audições em Nova York, Londres e na última quarta-feira, 25, no Rio de Janeiro.
Os testes estão marcados desde o ano passado, antes do desfecho que levou à demissão definitiva de 37 músicos. Mas, havia apenas 13 vagas abertas, até então.
As audições são feitas individualmente e poderão se dividir em duas ou três fases. Os candidatos têm sua identidade preservada perante a comissão de avaliadores, para evitar favorecimentos. A Fosb oferece remuneração entre 9 e 13 mil reais dependendo da categoria e do número de concertos de que o músico participar no mês.
Músicos foram demitidos por não concordar com a avaliação de desempenho
Saulo Bezerra Melo, contrabaixista demitido, após integrar a orquestra por 31 anos, divulgou em um site de relacionamento a cláusula contratual que motivou os músicos a se recusarem a passar pela banca avaliadora. O texto diz que a Fosb se abstém de contratar qualquer músico que venha a ser reprovado pelo maestro, como presidente estatutário da mesa examinadora, ainda que os demais membros da banca o aprovem, desde que a reprovação se dê de forma justificada e em consonância com os critérios previstos para o concurso.
“Este é o trecho do contrato do maestro que comprova a farsa. Diante dos critérios que foram expostos na avaliação de desempenho como sonoridade, afinação, articulação, dinâmica, precisão técnica, precisão rítmica, domínio das obras, domínio dos estilos e musicalidade, como consta em carta enviada em janeiro de 2011, basta um “não gostei” do maestro em algum destes itens, para colocar biombos e banca de nível internacional no lixo! Meus 31 anos como contrabaixista da Orquestra Sinfônica Brasileira estão sendo leiloados hoje e ser for preciso berrar por mais 31 anos que esta não é uma questão artística, continuarei gritando”, desabafou o músico.
Share this Article on :

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Copyright PORTAL DE NOTICIAS DIÁRIO LUIZZE1000 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah fazer email gratis | Powered by mugen download mugen chars.