Saiba como escolher e como cultivar um bonsai
Foto: Stockxchnge
Na hora de escolher uma árvore, tronco grosso com ramos bem organizados são a melhor opção
Apesar de ser original da China, foram os japoneses que aperfeiçoaram o bonsai (que significa “árvore em vaso ou bandeja”) como conhecemos hoje. Ele surgiu em uma época em que os chineses acreditavam que a montanha era o ponto de encontro do homem com os deuses.
Por isso, as pessoas queriam ter em casa algo que representasse vida, semelhante à história sobre as montanhas.
O bonsai não é um tipo de árvore e, sim, uma técnica utilizada com o objetivo de mantê-las em miniatura, inspirando-se nas formas da natureza. Para os japoneses, a arte se baseia na sensibilidade, na visão e no tato. Eles acreditam que, misturando estes três elementos, a arte inspira paz e tranquilidade.
Segundo Juliana Okuda, do Bonsai Okuda, deve-se observar primeiramente se as plantas estão saudáveis e comprá-las apenas em estabelecimentos com profissionais de jardinagem ou em viveiros especializados.
Na hora de escolher, procure um tronco grosso, com ramos bem organizados, além de folhagem compacta e fina, com folhas ou flores pequenas.
“Depois de comprar, é extremamente necessário observar os cuidados básicos que se deve dar ao bonsai, que são mais rigorosos que os cuidados com as plantas normais”, alerta.
Apesar de frágeis, os cuidados com bonsai são simples. As plantas precisam ficar fora de casa e tomar, diretamente, pelo menos de 4 a 5 horas de sol por dia. O contato com a natureza faz com que o bonsai se desenvolva melhor.
A terra precisa estar sempre úmida (o que não significa encharcada) e a adubação deve ser feita a cada dois meses. De tempos em tempos, deve ser feita uma manutenção, que pode ir desde a poda de galhos e raízes, até a troca da terra e do vaso.
A tendência que os brotos e folhas têm de buscar a luz do sol pode provocar desequilíbrio na forma do seu bonsai. Para evitar que isso aconteça, gire o vaso a cada dois ou três meses, sem mudá-los de lugar.
Além de podar, regar, envasar, aparar e aramar o bonsai, é necessária a aplicação de fertilizantes e inseticidas. Por isso, a técnica exige cuidados e dedicação.
0 comentários:
Postar um comentário