Loading
News Update :

Pesquisar este blog

Infertilidade secundária: Saiba por que o segundo filho não vem

terça-feira, 17 de maio de 2011

Infertilidade secundária: Saiba por que o segundo filho não vem

Problema pode atingir homens e mulheres de qualquer idade



Shutterstock
Você já ouviu falar em infertilidade secundária? Esse assunto pode soar estranho, mas é muito comum entre mulheres e homens que planejam aumentar a família. Cerca de 60% dos casais enfrentam esse problema para conseguir engravidar do segundo filho. Mas não são apenas as mulheres que passam por essa situação. Os homens também podem ser os responsáveis. 

Os fatores que influenciam a fertilidade primária e secundária são praticamente iguais. Na mulher, inflamações no ovário, menopausa precoce, inflamação ou infecção das trompas e endometriose estão entre eles, com exceção da má formação uterina, que já na primeira gestação vai precisar de ajuda médica. A idade é outro fator importante. Depois dos 35 anos, a fertilidade feminina começa a reduzir. Nos homens, a infertilidade pode acontecer devido à baixa contagem e qualidade de espermas, varicocele (varizes nos testículos) e problemas de ejaculação.

“Os problema s para engravidar tanto na primeira como na segunda vez podem ser curados da mesma forma. Mas, se a mulher já teve um filho, as chances de ela engravidar com o tratamento é maior”, diz Claudia Messias Gomes, ginecologista da Clínica Huntington Medicina Reprodutiva.

Segundo Claudia, além dos problemas reprodutivos, o estilo de vida do casal também pode interferir na hora de tentar o segundo filho, como drogas, álcool, doenças sexualmente transmissíveis, baixa freqüência sexual e o excesso de peso.

Como tratar 

A boa notícia é que é possível reverter a situação e aumentar as chances de ter o segundo bebê. A infertilidade secundária pode ser diagnosticada e tratada. De acordo com Claudia, os exames são feitos através de ultra-sons e raios -x para saber qual caminho o esperma faz até chegar nas trompas. “Existem diversos casos. Se a trompa estiver boa, fazemos inseminação artificial. Em problemas mais graves, recorremos à fertilização in vitro”, diz Claudia. 
Para realizar o tratamento, o casal deve procurar ajuda de um médico assim que sentir a dificuldade de a mulher engravidar. “Há casos em que só depois de três anos de tentativa o especialista é procurado", diz Claudia. Segundo a ginecologista, há jovens que acham que não sofrem de infertilidade, mas, embora o problema seja mais comum com o passar dos anos, ela pode aparecer em qualquer idade. 
Share this Article on :

0 comentários:

Postar um comentário

 

© Copyright PORTAL DE NOTICIAS DIÁRIO LUIZZE1000 2010 -2011 | Design by Herdiansyah Hamzah fazer email gratis | Powered by mugen download mugen chars.